INSS diminui distância entre segurados e benefícios a partir
do dia 21 de maio
Medida representa fim do tempo de espera para ser atendido
Publicado: 15 de Maio de 2018
Última modificação: 16 de Maio de 2018
A partir de segunda-feira (21) o Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício.
Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135, ao invés de agendar
uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de
requerimento, eliminando a etapa do agendamento. A medida vale inicialmente
para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.
É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o
segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.
Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo
telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias
para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será
possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise
ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de
ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança
representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
E com a ampliação da concessão automática, a tendência é que
o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão
saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão
a ser solicitados dessa forma.
Seu INSS
O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários
cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.
Estão sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS:
canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de
casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes
eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia
e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone
135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.
Fonte:
https://www.inss.gov.br/inss-diminui-distancia-entre-segurados-e-beneficios-a-partir-do-dia-21-de-maio/
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